Pular para o conteúdo principal

As perguntas certas para o concurseiro

Vou prestar concurso, e agora?

As dúvidas

Muitas questões passam pela cabeça de quem vai prestar concurso. A pessoa pensa: "Será que concurso público é difícil?  Será que é fácil?"; "Melhor estudar em casa ou fazer um curso?"; "E os cursos online são bons?"; "Dá pra aprender tudo em videoaulas?"; "Que carreira devo escolher?"; etc. Com certeza uma das questões que mais perturba os concurseiros é: "No meio de tantos concorrentes como faço pra me sobressair na prova e conquistar a tão sonhada vaga no serviço público?".


A receita

A verdade é que não existe receita, cada concurso tem candidatos diferentes, e cada um destes seu próprio método de estudo. Tudo depende de diversas condições: desde a carreira escolhida, é muito mais fácil passar em um concurso de auxiliar administrativo em um município de interior do que pra promotor de justiça, por exemplo; depende do tempo que falta até a prova; da quantidade de horas que se tem disponíveis por dia e dias por semana; dos gostos pessoais; dos recursos disponíveis; da localização geográfica; do quanto o candidato pode investir em sua preparação e incontáveis outros fatores.

A insegurança

E agora talvez você se pergunte "Diante de tudo isso como faço pra saber se estou no caminho certo? Como vou fazer pra me sentir seguro e ter tranquilidade para me prepara sem perder a cabeça?". É normal que nos sintamos confusos diante de um grande objetivo, de expectativas pessoais e familiares a pessoa se sinta as vezes confusa e perdida, da concorrência acirrada. Nem sempre estamos preparados para um verdadeiro desafio que pode mudar coisas importantes na nossa vida e isso nos deixa cheios de dúvidas, mas nem sempre essas dúvidas trabalham ao nosso favor e ao contrário, as vezes podem nos levar desanimar logo nos primeiros passos, nos tirando da rota que leva a nosso sucesso. Mas que perguntas eu devo me fazer então?

O caminho

Devemos deixar de lado qualquer pergunta subjetiva e emocional, qualquer uma que seja resultado do medo, da insegurança e de nossa timidez diante da vida. Não podemos dar espaço pra dúvidas meramente emocionais, que nos fazem apenas andar em círculos como um bode amarrado ao toco, é necessário romper qualquer corda que nos diga que somos fracos, incapazes, que há outros melhores para a vaga, que nós não merecemos algo tão bom ou qualquer coisa neste sentido. A melhor maneira de fazer isso é elaborarmos perguntas objetivas e racionais, que vão nos dar força e vão nos ajudar a trilhar nosso caminho. Estas perguntas também não estão prontas em um lista que todo mundo pode seguir, precisamos nós mesmos saber analisar quais perguntas são estas e quais não nos servem de nada. Que sigamos passo-a-passo rumo as perguntas certas e a suas respostas, que superemos cada obstaculo que nos impeça de seguir rumo ao nosso pódium, que é a nossa aprovação e classificação para a vaga que almejamos e que assim possamos nos orgulhar de não termos desistido pelo caminho mas termos provado a nós mesmos que somos capazes de alcançar aquilo que desejamos.

Minhas perguntas

Deixo aqui algumas perguntas que me faço, e que podem servir de exemplo aquilo que falei. Lembrando sempre que são apenas referencia e você deve descobrir suas próprias questões.


  • Eu quero realmente esta vaga?
  • Estou fazendo todo o possível para me preparar?
  • Tenho lutado contra a preguiça e o desanimo?
  • Estou sendo cuidadoso para não supervalorizar meus pontos fracos nem subvalorizar meus pontos fortes?
  • Estou sendo cuidadoso também para não cair no erro contrário e assim acabar sabotando meu esforço pessoal?
  • Estou lembrando de dar atenção a todos os conteúdos, sem fugir daqueles que não gosto nem menosprezar aqueles que considero fáceis?
  • Estou cuidando para não cometer exageros que podem me causar stress e prejudicar meu desempenho?
  • Estou sabendo conciliar meus estudos com minha vida pessoal para não deixar de lado família  trabalho, amigos, saúde mas também não usá-los como desculpa para minha falta de foco?
  • E a principal: Passar neste concurso e tomar posse desta vaga vão me deixar realmente feliz e realizado ou estou fazendo isto por um motivo secundário?

Bem, este é meu primeiro artigo sobre o assunto e espero muito que ele possa ajudar alguém, mesmo que seja apenas uma pequena ajuda. Dous a vocês que leram este artigo até o fim meus parabéns, não que o artigo em si seja incrível ou que por si só a sua leitura dele represente uma conquista, mas sim porque se vocês chegaram até esta página e tiveram ainda ânimo e paciência para ler um texto que não foi feito pra divertir ou ser bonito, mas sim pra informar, é porque vocês estão procurando e se esforçando para chegar lá e por isso meus amigos, digo com convicção, que vocês estão no caminho certo.
Desejo muito sucesso e a mais alegre comemoração de vitória a cada um de vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INSS - Prazo aberto!

Quem pretende ingressar no quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem até o dia 22 de fevereiro para se inscrever no site do Cebraspe (antigo Cespe/UnB), organizador, e concorrer a uma das 950 vagas oferecidas. Além da estabilidade empregatícia e da chance de receber uma remuneração bem atrativa, os interessados devem considerar a possibilidade de contratações adicionais serem realizadas pelo INSS. Das vagas disponibilizadas, 800 são destinadas ao cargo de técnico de seguro social, que exige apenas o nível médio (antigo 2º grau) e tem remuneração de R$5.344,87, composta pelo vencimento básico de R$639,18, gratificação de atividade executiva (GAE) de R$1.022,69, gratificação de desempenho de atividades do seguro social de R$3.225 (GDASS) e auxílio-alimentação de R$458. Os servidores do INSS recebem assistência à saúde de R$117,78 (passará a R$145, em agosto) e auxílio-creche de R$321. A autarquia oferece também 150 oportunidades de analista do seguro socia

Especial: Cotas serão votadas dia 13. Saiba o que pode mudar nos concursos

Senadora Ana Rita (PT-ES), relatora do projeto de Lei Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA Online, a senadora Ana Rita (PT-ES), falou sobre o projeto de cotas para o serviço público federal, do qual é relatora. A proposta, que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes, foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na última quarta, dia 7. E seguirá para votação em plenário na próxima terça, dia 13. O texto estabelece que poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, segundo quesitos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De autoria do Poder Executivo, o projeto prevê a aplicação da reserva de vagas nos órgãos da administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. Haverá cota racial sempre que o número de vagas ofe

Lei Orçamentária: área federal terá 67.747 novas contratações em 2014

Foi aprovado dia 18/12/2013 no Congresso Nacional, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2014. O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. O anexo V do PLOA permite que os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e também o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público façam 67.747 novas contratações – 1.069 a mais do que o previsto no projeto inicial, que havia sido entregue em setembro pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Essas novas contratações serão feitas através de novos concursos e convocações de concursos anteriores. Das contratações que poderão ser realizadas, 6.001 vagas estão previstas para a substituição de terceirizados. No Executivo, foi aprovada a criação de 43.405 vagas e provimento de 59.571. O Legislativo poderá criar até 234 vagas, com provimento de 931. Já no Judiciário, 1.741 vagas poderão ser criadas e 6.033 preenchidas, enquanto que no Ministério Público da União (MPU), esses número